Recentemente tive a oportunidade de participar de uma das edições do “Innovation Talk” da Schneider Electric para debater os 3Ds do Setor Elétrico.
Se você não sabe do que se trata, vou te dar um spoiler:
O primeiro D, refere-se a necessidade de Descarbonizar o Setor Elétrico. Isso esta relacionado principalmente com a matriz energética. A queima de carvão (ainda muito utilizada em países como a China) ou a queima de gás natural das usinas térmicas estão diretamente ligadas a emissão de CO2 na atmosfera, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
O segundo D, esta relacionado com a Digitalização do setor. A obtenção dos dados em tempo real dos vários ativos instalados tanto nas subestações quanto nas redes de distribuição, permite a identificação de falhas mais assertiva, permitindo a recomposição da rede de forma mais rápida, melhorando o nível de atendimento aos usuários.
O terceiro D, é sobre a Descentralização da geração de energia elétrica. A descentralização vem tanto dos pequenos produtores localizados mais próximos dos consumidores, quanto do surgimento dos “prosumers“, que hora atuam como consumidores e hora como produtores de energia e que agora precisam ser interligados às redes das concessionarias de energia com a devida confiabilidade e
Bem, esses temas são discutidos e explicados de uma forma bem acessível, para que mesmo quem não e do setor possa compreender. Tem muita conversa e muito conteúdo para vocês.
Segue abaixo o link do vídeo para que vocês possa assistir e compartilhar, espero que gostem.
Se você gostou desse post, compartilhe com seus colegas, deixe seus comentários e sugestões e nos siga nas redes sociais – @thinkingbusiness-br
Deixe um comentário