Philip Kotler, considerado por muitos o “Pai do Marketing”, parece manter-se atualizado e sempre trazendo novos insights para aqueles que gostam e leem os seus livros.
Lançado durante a pandemia em 2021 “Marketing 5.0 – Technology for Humanity” escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, nos brinda com explicações simples de como a tecnologia tem afetado o marketing e os profissionais envolvidos com essa disciplina.
Kotler apresenta como a Tecnologia Digital pode revolucionar a forma como os profissionais de marketing trabalham.
Existem pelo menos cinco formas como a tecnologia pode turbinar as melhores práticas:
- Decisões baseadas em Big Data
- O grande subproduto da digitalização é o Big Data. De uma certa forma todas as interações oficiais que os clientes tem com a empresa estão registradas.
- Os clientes acabam deixando também (até sem saber) suas pegadas digitais todas as vezes que fazem uma busca na internet, postam ou curtem algum conteúdo nas suas redes sociais.
- Sem entrar no mérito da privacidade perdida pelo cliente, todas essas interações proporcionam inúmeros insights para serem explorados.
- Com todas essas informações, os profissionais de marketing podem projetar o perfil dos seus clientes de forma individual e granular, proporcionando um “marketing” muito mais personalizado.
- Predição dos resultados de novas estratégias
- As vezes é difícil prever que as apostas feitas pelas equipes de marketing em determinadas campanhas vá trazer o resultado esperado. Mas como os recursos são sempre escassos, é importante de alguma forma ter mais acertos do que erros.
- Utilizando-se de Inteligência Artificial (IA) e de softwares de análise (analytics) é possível fazer-se projeções muito mais acuradas sobre os resultados possíveis para lançamento de novos produtos e ou campanhas de Marketing antes mesmo que esses sejam efetivamente feitos. Baseando-se na performance de campanhas anteriores é possível estabelecer-se um padrão e sugerir otimizações baseado nessa performance anterior.
- Isso permite além da otimização de custos, evitar desgaste da marca em lançamentos de produtos que não terão o sucesso desejado.
- Trazer o contexto da experiência digital para o mundo físico
- A possibilidade de rastrear os usuários da Internet permite também proporcionar aos clientes um alto grau de experiências personalizadas.
- Quem nunca viu seu Instagram ou FB ser inundado de propagandas sobre algo que você pesquisou na Internet?
- As lojas físicas passam a ser muito mais showrooms do que um ponto de venda propriamente dito. As informações coletadas no mundo digital permitem a construção de lojas física – showrooms – de forma muito mais direcionada às necessidades ou dúvidas dos clientes, melhorando de forma significativa a experiência do cliente.
- A possibilidade de rastrear os usuários da Internet permite também proporcionar aos clientes um alto grau de experiências personalizadas.
- Aumentar a capacidade dos profissionais de Marketing entregarem valor aos seus clientes
- Inteligência Artificial (IA) e Programação Neurolinguística (PNL), podem aumentar a produtividade em interações presenciais com os clientes, com uma abordagem muito mais personalizada.
- Chatbots podem interagir com um número maior de clientes ao mesmo tempo, permitindo uma rápida resposta a dúvidas mais simples sobre o produto ou serviço.
- Realidade Aumentada (RA) ou Realidade Virtual (RV), ajudam as empresas a aumentarem o engajamento dos clientes com menor envolvimento de funcionários.
- Acelerar a execução das Ações de Marketing
- As preferências dos clientes mudam de uma forma cada vez mais rápida. Portanto os profissionais de Marketing precisam ser hábeis em aproveitar essas janelas de oportunidade.
- Os profissionais de Marketing podem ou precisam inspirar-se em metodologias ágeis empregadas pelas start-ups.
- A forma de lançar-se produtos ou campanhas também não pode ser feita como se fazia a 20 anos atrás, começando-se do zero, agora a velocidade é tão importante quanto o produto em si. Mais uma vez as start-ups podem/devem servir de inspiração.
- Plataformas abertas de colaboração, “Open Innovation“, é um desafio e uma quebra de paradigma que as empresas mais tradicionais terão que aprender a lidar.
- Acelerar a execução é mudar o mindset e as atitudes dos profissionais
O livro “Marketing 5.0” nos traz muitos outros insights interessantes e instigantes. A visão de alguém que estuda essa disciplina há mais de 50 anos e que foi testemunha ocular de todos os avanços que houveram nessas cinco décadas é de enorme valor a todos que trabalham nessa área.
Fonte: Marketing 5.0 – Technology for Humanity – Philip Kotler; Hermawan Kartajaya; Iwan Setiawan (Editora John Wiley & Sons, Inc. 2021)
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