• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Thinking business

Inovação, capacitação e negócios

  • Início
  • Blog
  • Ebooks
  • Autor
  • Contato
Cinco formas de como a tecnologia pode melhorar o Marketing

Cinco formas de como a tecnologia pode melhorar o Marketing

posted on janeiro 13, 2022

Philip Kotler, considerado por muitos o “Pai do Marketing”, parece manter-se atualizado e sempre trazendo novos insights para aqueles que gostam e leem os seus livros.

Lançado durante a pandemia em 2021 “Marketing 5.0 – Technology for Humanity” escrito em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, nos brinda com explicações simples de como a tecnologia tem afetado o marketing e os profissionais envolvidos com essa disciplina.

Kotler apresenta como a Tecnologia Digital pode revolucionar a forma como os profissionais de marketing trabalham.

Existem pelo menos cinco formas como a tecnologia pode turbinar as melhores práticas:

  1. Decisões baseadas em Big Data
    1. O grande subproduto da digitalização é o Big Data. De uma certa forma todas as interações oficiais que os clientes tem com a empresa estão registradas.
    2. Os clientes acabam deixando também (até sem saber) suas pegadas digitais todas as vezes que fazem uma busca na internet, postam ou curtem algum conteúdo nas suas redes sociais.
    3. Sem entrar no mérito da privacidade perdida pelo cliente, todas essas interações proporcionam inúmeros insights para serem explorados.
    4. Com todas essas informações, os profissionais de marketing podem projetar o perfil dos seus clientes de forma individual e granular, proporcionando um “marketing” muito mais personalizado.
  2. Predição dos resultados de novas estratégias
    1. As vezes é difícil prever que as apostas feitas pelas equipes de marketing em determinadas campanhas vá trazer o resultado esperado. Mas como os recursos são sempre escassos, é importante de alguma forma ter mais acertos do que erros.
    2. Utilizando-se de Inteligência Artificial (IA) e de softwares de análise (analytics) é possível fazer-se projeções muito mais acuradas sobre os resultados possíveis para lançamento de novos produtos e ou campanhas de Marketing antes mesmo que esses sejam efetivamente feitos. Baseando-se na performance de campanhas anteriores é possível estabelecer-se um padrão e sugerir otimizações baseado nessa performance anterior.
    3. Isso permite além da otimização de custos, evitar desgaste da marca em lançamentos de produtos que não terão o sucesso desejado.
  3. Trazer o contexto da experiência digital para o mundo físico
    1. A possibilidade de rastrear os usuários da Internet permite também proporcionar aos clientes um alto grau de experiências personalizadas.
      1. Quem nunca viu seu Instagram ou FB ser inundado de propagandas sobre algo que você pesquisou na Internet?
    2. As lojas físicas passam a ser muito mais showrooms do que um ponto de venda propriamente dito. As informações coletadas no mundo digital permitem a construção de lojas física – showrooms – de forma muito mais direcionada às necessidades ou dúvidas dos clientes, melhorando de forma significativa a experiência do cliente.
  4. Aumentar a capacidade dos profissionais de Marketing entregarem valor aos seus clientes
    1. Inteligência Artificial (IA) e Programação Neurolinguística (PNL), podem aumentar a produtividade em interações presenciais com os clientes, com uma abordagem muito mais personalizada.
    2. Chatbots podem interagir com um número maior de clientes ao mesmo tempo, permitindo uma rápida resposta a dúvidas mais simples sobre o produto ou serviço.
    3. Realidade Aumentada (RA) ou Realidade Virtual (RV), ajudam as empresas a aumentarem o engajamento dos clientes com menor envolvimento de funcionários.
  5. Acelerar a execução das Ações de Marketing
    1. As preferências dos clientes mudam de uma forma cada vez mais rápida. Portanto os profissionais de Marketing precisam ser hábeis em aproveitar essas janelas de oportunidade.
    2. Os profissionais de Marketing podem ou precisam inspirar-se em metodologias ágeis empregadas pelas start-ups.
    3. A forma de lançar-se produtos ou campanhas também não pode ser feita como se fazia a 20 anos atrás, começando-se do zero, agora a velocidade é tão importante quanto o produto em si. Mais uma vez as start-ups podem/devem servir de inspiração. 
    4. Plataformas abertas de colaboração, “Open Innovation“, é um desafio e uma quebra de paradigma que as empresas mais tradicionais terão que aprender a lidar.
    5. Acelerar a execução é mudar o mindset e as atitudes dos profissionais

O livro “Marketing 5.0” nos traz muitos outros insights interessantes e instigantes. A visão de alguém que estuda essa disciplina há mais de 50 anos e que foi testemunha ocular de todos os avanços que houveram nessas cinco décadas é de enorme valor a todos que trabalham nessa área.

Fonte: Marketing 5.0 – Technology for Humanity – Philip Kotler;  Hermawan Kartajaya;  Iwan Setiawan (Editora John Wiley & Sons, Inc. 2021)

Se você gostou desse post, deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos nas redês sociais.

Filed Under: Livros, Marketing

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Pesquisa outras publicações

Publicações recentes

  • Os Maiores Desafios da Qualidade de Energia na Indústria fevereiro 8, 2025
  • Manutenção Elétrica Baseada na Condição do Ativo (Condition Based Maintenance – CBM): Maximizando a Confiabilidade e Reduzindo Custos janeiro 27, 2025
  • Você sabe quem é seu verdadeiro concorrente? janeiro 19, 2023
  • O 3D’s do Setor Elétrico junho 5, 2022
  • Planejar não é a solução! janeiro 29, 2022

Categorias

  • Comunicação
  • Estratégia
  • Gestão
  • Gestão de Projetos
  • Inovação
  • Lean
  • Liderança
  • Livros
  • Marketing
  • Negócios
  • Time Management
  • Transformação Digital
  • Uncategorized
  • Vendas

Footer CTA

SMART THINKING

A internet é atualmente a mais democrática e abrangente forma de acesso ao conhecimento, à educação e à formação das pessoas. Praticamente tudo está ao nosso alcance com 2 clicks, basta saber quais os 2 clicks a serem dados.

“A sociedade da informação e do conhecimento gera uma economia da atenção, que se converte em um bem escasso, disputado pela comunidade, a publicidade, a política, o espetáculo, o mercado e até mesmo a escola.” (Mariano Fernándes Enguita, 2012)

O propósito da Thinking Business é impactar de forma positiva a vida das pessoas que acessarem os nossos conteúdos através dessa plataforma.

Assumimos o compromisso de sempre compartilhar conteúdo de relevância e qualidade baseado em conhecimento acadêmico e experiência profissional, ambos adquiridos ao longo de muitos anos de estudo e trabalho.

– Por que o nome Thinking Business?
Porque a proposta aqui é falar de negócios!
Inovação, Marketing, Vendas, Liderança, Gestão, Governança, Finanças, Modelos de Negócios, Logística enfim…tudo que for atual, relevante, importante para o mundo dos negócios.

Na medida do possível os conteúdos da Thinking Business combinarão uma visão prática mas fundamentada nas teorias existentes, porque saber o “por que se faz” é tão importante quanto “o como se faz”.

  • LinkedIn
  • Facebook

Copyright © 2025 · Thinking Business