• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Thinking business

Inovação, capacitação e negócios

  • Início
  • Blog
  • Ebooks
  • Autor
  • Contato
Matriz de Risco, você sabe como usá-la?

Matriz de Risco, você sabe como usá-la?

posted on novembro 28, 2021

Vimos nos nossos últimos dois posts “Você já ouviu falar de mundo VUCA ou mundo VICA?” e “O mundo VUCA evoluiu para o mundo BANI, você sabe como isso te afeta?” que estamos expostos a grandes desafios. Alguns desses desafios podem ser e em geral o são, potenciais riscos para os nossos negócios e até mesmo para as nossas vidas (no sentido mais amplo da palavra vida).

Portanto saber lidar com esses riscos é fundamental. Se de uma forma ou de outra não podemos evitá-los, temos que no mínimo mapeá-los, para sabermos como lidar com eles caso ocorram.

Essa antecipação, nos ajuda a preparamos planos de ação/mitigação baseado em cenários.

Mas como podemos fazer isso? A resposta é mais simples do que parece. Simplesmente construindo uma matriz de risco como abaixo.

A Matriz de Risco nos ajuda da seguinte forma:

  • Listar os potenciais riscos já identificados
  • Estimar a probabilidade de que ocorram (baixa-média-alta)
  • Estimar o impacto caso ocorram (baixo-médio-alto)
  • Em cada quadrante deverá ser listado o risco identificado. O próprio código de cores, já indicará os riscos com os quais deveremos ter maior atenção.
  • Para cada risco nas zonas amarelas ou vermelha (principalmente) deverá haver um plano de mitigação, ou seja, como a empresa se prepara de forma antecipada para quando ou se o risco se materializar.

Como eu comentei, o conceito por traz da matriz de risco é bastante simples. Talvez a parte mais difícil seja identificar os potenciais riscos e posicioná-los de forma adequada.

Importante lembrar também que existem riscos que não serão 100% mitigáveis. Mas não há dúvidas de que identificá-los e monitora-los nos dará um mínimo de antecipação e preparo. Lembrem-se que velocidade de decisão é fundamental num mundo VUCA.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos. Deixe seus comentários e sugestões e nos siga também nos nossos outros canais.

@thinkingbusiness.br

Filed Under: Estratégia, Gestão, Negócios

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Pesquisa outras publicações

Publicações recentes

  • Os Maiores Desafios da Qualidade de Energia na Indústria fevereiro 8, 2025
  • Manutenção Elétrica Baseada na Condição do Ativo (Condition Based Maintenance – CBM): Maximizando a Confiabilidade e Reduzindo Custos janeiro 27, 2025
  • Você sabe quem é seu verdadeiro concorrente? janeiro 19, 2023
  • O 3D’s do Setor Elétrico junho 5, 2022
  • Planejar não é a solução! janeiro 29, 2022

Categorias

  • Comunicação
  • Estratégia
  • Gestão
  • Gestão de Projetos
  • Inovação
  • Lean
  • Liderança
  • Livros
  • Marketing
  • Negócios
  • Time Management
  • Transformação Digital
  • Uncategorized
  • Vendas

Footer CTA

SMART THINKING

A internet é atualmente a mais democrática e abrangente forma de acesso ao conhecimento, à educação e à formação das pessoas. Praticamente tudo está ao nosso alcance com 2 clicks, basta saber quais os 2 clicks a serem dados.

“A sociedade da informação e do conhecimento gera uma economia da atenção, que se converte em um bem escasso, disputado pela comunidade, a publicidade, a política, o espetáculo, o mercado e até mesmo a escola.” (Mariano Fernándes Enguita, 2012)

O propósito da Thinking Business é impactar de forma positiva a vida das pessoas que acessarem os nossos conteúdos através dessa plataforma.

Assumimos o compromisso de sempre compartilhar conteúdo de relevância e qualidade baseado em conhecimento acadêmico e experiência profissional, ambos adquiridos ao longo de muitos anos de estudo e trabalho.

– Por que o nome Thinking Business?
Porque a proposta aqui é falar de negócios!
Inovação, Marketing, Vendas, Liderança, Gestão, Governança, Finanças, Modelos de Negócios, Logística enfim…tudo que for atual, relevante, importante para o mundo dos negócios.

Na medida do possível os conteúdos da Thinking Business combinarão uma visão prática mas fundamentada nas teorias existentes, porque saber o “por que se faz” é tão importante quanto “o como se faz”.

  • LinkedIn
  • Facebook

Copyright © 2025 · Thinking Business