Bem, na verdade não estamos falando de nenhum outro planeta fora do nosso sistema solar. Estamos aqui na terra mesmo, e habitamos esse mundo VUCA todos os dias!
Esse acrônimo (*) tem sido usado já há algum tempo para tentar explicar ou contextualizar o que estamos experimentando nesse século.
Vamos lá então falar um pouquinho sobre cada uma dessas quatro letras:
A letra V vem de Volatilidade:
Relacionada à imprevisibilidade e extensão da mudança, operar em um ambiente volátil significa enfrentar desafios frequentes que atrapalharão o andamento de atividades diárias. Por conta disso, muitas vezes é difícil diferenciar entre urgência e importância.
Já a letra U, na verdade vem do inglês e significa Incertezas (Uncertainty):
Resultado de ambientes voláteis, está relacionada à nossa incapacidade de prever e medir certos eventos externos. Em outras palavras, ninguém pode antecipar e prever com exatidão o que o amanhã trará.
A letra C vem de Complexidade:
Caracteriza-se por um ambiente no qual há dados e/ou informações que estão disponíveis ou podem ser previstas, mas seu volume ou natureza podem torná-las difíceis de serem processadas ou realmente compreendidas.
E finalmente o A de Ambiguidade:
Leva à emissão de diferentes mensagens, aos mal-entendidos, à confusão entre causa e efeito, aos conflitos de interesses (voluntários ou não) ou à impossibilidade de entender completamente uma situação.
Você reconheceu alguma dessas situações no seu dia a dia? Ficou mais fácil de entender porque estamos num mundo VUCA?
Independentemente do mundo VUCA (ou VICA) fazer parte do nosso cotidiano, temos que continuar tomando decisões tanto no trabalho quanto em nossa vidas pessoais sob essas condições!
A pandemia do Coronavirus trouxe ainda maior complexidade às nossas vidas e portanto no próximo post vamos falar de um novo acrônimo que vem sendo usado e que tenta sumarizar ainda outros aspectos da nosso atual cotidiano.
(*) Acrónimo
Referente a uma palavra que é formada pelo aglomerar de letras ou de sílabas de um conjunto de palavras, mas que ao invés de se pronunciar letra a letra, se pronuncia como uma só palavra (por exemplo: ONU; SIDA; OVNI; etc).
Deixe um comentário