• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Thinking business

Inovação, capacitação e negócios

  • Início
  • Blog
  • Ebooks
  • Autor
  • Contato
Você já ouviu falar de mundo VUCA ou mundo VICA?

Você já ouviu falar de mundo VUCA ou mundo VICA?

posted on novembro 7, 2021

Bem, na verdade não estamos falando de nenhum outro planeta fora do nosso sistema solar. Estamos aqui na terra mesmo, e habitamos esse mundo VUCA todos os dias!

Esse acrônimo (*) tem sido usado já há algum tempo para tentar explicar ou contextualizar o que estamos experimentando nesse século. 

Vamos lá então falar um pouquinho sobre cada uma dessas quatro letras:

A letra V vem de Volatilidade: 

Relacionada à imprevisibilidade e extensão da mudança, operar em um ambiente volátil significa enfrentar desafios frequentes que atrapalharão o andamento de atividades diárias. Por conta disso, muitas vezes é difícil diferenciar entre urgência e importância.

Já a letra U, na verdade vem do inglês e significa Incertezas (Uncertainty):

Resultado de ambientes voláteis, está relacionada à nossa incapacidade de prever e medir certos eventos externos. Em outras palavras, ninguém pode antecipar e prever com exatidão o que o amanhã trará.

​A letra C vem de Complexidade:

​Caracteriza-se por um ambiente no qual há dados e/ou informações que estão disponíveis ou podem ser previstas, mas seu volume ou natureza podem torná-las difíceis de serem processadas ou realmente compreendidas.

E finalmente o A de Ambiguidade:

Leva à emissão de diferentes mensagens, aos mal-entendidos, à confusão entre causa e efeito, aos conflitos de interesses (voluntários ou não) ou à impossibilidade de entender completamente uma situação.

Você reconheceu alguma dessas situações no seu dia a dia? Ficou mais fácil de entender porque estamos num mundo VUCA?

Independentemente do mundo VUCA (ou VICA) fazer parte do nosso cotidiano, temos que continuar tomando decisões tanto no trabalho quanto em nossa vidas pessoais sob essas condições!

A pandemia do Coronavirus trouxe ainda maior complexidade às nossas vidas e portanto no próximo post vamos falar de um novo acrônimo que vem sendo usado e que tenta sumarizar ainda outros aspectos da nosso atual cotidiano.

(*) Acrónimo

Referente a uma palavra que é formada pelo aglomerar de letras ou de sílabas de um conjunto de palavras, mas que ao invés de se pronunciar letra a letra, se pronuncia como uma só palavra (por exemplo: ONU; SIDA; OVNI; etc).

Filed Under: Estratégia, Gestão, Negócios

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Pesquisa outras publicações

Publicações recentes

  • Os Maiores Desafios da Qualidade de Energia na Indústria fevereiro 8, 2025
  • Manutenção Elétrica Baseada na Condição do Ativo (Condition Based Maintenance – CBM): Maximizando a Confiabilidade e Reduzindo Custos janeiro 27, 2025
  • Você sabe quem é seu verdadeiro concorrente? janeiro 19, 2023
  • O 3D’s do Setor Elétrico junho 5, 2022
  • Planejar não é a solução! janeiro 29, 2022

Categorias

  • Comunicação
  • Estratégia
  • Gestão
  • Gestão de Projetos
  • Inovação
  • Lean
  • Liderança
  • Livros
  • Marketing
  • Negócios
  • Time Management
  • Transformação Digital
  • Uncategorized
  • Vendas

Footer CTA

SMART THINKING

A internet é atualmente a mais democrática e abrangente forma de acesso ao conhecimento, à educação e à formação das pessoas. Praticamente tudo está ao nosso alcance com 2 clicks, basta saber quais os 2 clicks a serem dados.

“A sociedade da informação e do conhecimento gera uma economia da atenção, que se converte em um bem escasso, disputado pela comunidade, a publicidade, a política, o espetáculo, o mercado e até mesmo a escola.” (Mariano Fernándes Enguita, 2012)

O propósito da Thinking Business é impactar de forma positiva a vida das pessoas que acessarem os nossos conteúdos através dessa plataforma.

Assumimos o compromisso de sempre compartilhar conteúdo de relevância e qualidade baseado em conhecimento acadêmico e experiência profissional, ambos adquiridos ao longo de muitos anos de estudo e trabalho.

– Por que o nome Thinking Business?
Porque a proposta aqui é falar de negócios!
Inovação, Marketing, Vendas, Liderança, Gestão, Governança, Finanças, Modelos de Negócios, Logística enfim…tudo que for atual, relevante, importante para o mundo dos negócios.

Na medida do possível os conteúdos da Thinking Business combinarão uma visão prática mas fundamentada nas teorias existentes, porque saber o “por que se faz” é tão importante quanto “o como se faz”.

  • LinkedIn
  • Facebook

Copyright © 2025 · Thinking Business