Principais teorias de modelos de negócios
Não é o objetivo desse post aprofundar-se nas diversas teorias que envolvem os modelos de negócios, mas sim traçar um panorama geral sobre algumas delas. Nesse primeiro post, falamos brevemente sobre TCT –Transaction Cost Theory e TCO – Total Cost Ownership.
Teoria dos Custos de Transação (TCT – Transactional Cost Theory)
Essa teoria em geral está ligada ao conceito de make or buy, o que significa dizer que a empresa precisará definir o que será mais vantajoso do ponto de vista de custos: fabricar internamente, em um processo conhecido como “vertilalização” e, nesse caso, arcar com todos os custos de investimento de capital (CAPEX) associados, depreciação de ativos, manutenção de moldes e ferramentas, etc., ou comprar esse mesmo produto ou serviço de um fornecedor externo (outsourcing).
Essa decisão considera também os volumes envolvidos, a quantidade de transações ao longo do tempo e o quanto as tarefas estão associadas às competências-chave da empresa, bem como o seu acesso aos recursos tecnológicos e financeiros para fabricá-los internamente.
Custo Total de Aquisição (TCO – Total Cost Ownership)
Esse é um outro exemplo entre os vários tipos de modelos de negócios inovadores, em geral utilizado em mercados B2B (business to business).
A proposta de valor nessa abordagem não é a venda tão somente do produto, propriamente dito, mas sim sua integração, manutenção e por vezes, operação por todo o ciclo de vida. Portanto, não se distingue produto do serviço, que agora está integrado em um pacote único. Isso permite que fornecedor e cliente estabeleçãm uma relação de confiança e de longo prazo, com significativas reduções de custo relacionadas à manutenção, operação e até mesmo obsolescência do equipamento.
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