• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Thinking business

Inovação, capacitação e negócios

  • Início
  • Blog
  • Ebooks
  • Autor
  • Contato
Você já ouviu falar de TCT e TCO? Entenda as principais teorias de modelos de negócios (parte 1)

Você já ouviu falar de TCT e TCO? Entenda as principais teorias de modelos de negócios (parte 1)

posted on julho 13, 2021

Principais teorias de modelos de negócios

Não é o objetivo desse post aprofundar-se nas diversas teorias que envolvem os modelos de negócios, mas sim traçar um panorama geral sobre algumas delas. Nesse primeiro post, falamos brevemente sobre TCT –Transaction Cost Theory e TCO – Total Cost Ownership.

Teoria dos Custos de Transação (TCT – Transactional Cost Theory)

​Essa teoria em geral está ligada ao conceito de make or buy, o que significa dizer que a empresa precisará definir o que será mais vantajoso do ponto de vista de custos: fabricar internamente, em um processo conhecido como “vertilalização” e, nesse caso, arcar com todos os custos de investimento de capital (CAPEX) associados, depreciação de ativos, manutenção de moldes e ferramentas, etc., ou comprar esse mesmo produto ou serviço de um fornecedor externo (outsourcing).

Essa decisão considera também os volumes envolvidos, a quantidade de transações ao longo do tempo e o quanto as tarefas estão associadas às competências-chave da empresa, bem como o seu acesso aos recursos tecnológicos e financeiros para fabricá-los internamente.

Custo Total de Aquisição (TCO – Total Cost Ownership)

Esse é um outro exemplo  entre os vários tipos de modelos de negócios inovadores, em geral utilizado em mercados B2B (business to business). 

A proposta de valor nessa abordagem não é a venda tão somente do produto, propriamente dito, mas sim sua integração, manutenção e por vezes, operação por todo o ciclo de vida. Portanto, não se distingue produto do serviço, que agora está integrado em um pacote único. Isso permite que fornecedor e cliente estabeleçãm uma relação de confiança e de longo prazo, com significativas reduções de custo relacionadas à manutenção, operação e até mesmo obsolescência do equipamento.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus colegas, deixe seus comentários e sugestões e nos siga nas redes sociais – @thinkingbusiness.br

Filed Under: Gestão, Inovação, Negócios

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Pesquisa outras publicações

Publicações recentes

  • Os Maiores Desafios da Qualidade de Energia na Indústria fevereiro 8, 2025
  • Manutenção Elétrica Baseada na Condição do Ativo (Condition Based Maintenance – CBM): Maximizando a Confiabilidade e Reduzindo Custos janeiro 27, 2025
  • Você sabe quem é seu verdadeiro concorrente? janeiro 19, 2023
  • O 3D’s do Setor Elétrico junho 5, 2022
  • Planejar não é a solução! janeiro 29, 2022

Categorias

  • Comunicação
  • Estratégia
  • Gestão
  • Gestão de Projetos
  • Inovação
  • Lean
  • Liderança
  • Livros
  • Marketing
  • Negócios
  • Time Management
  • Transformação Digital
  • Uncategorized
  • Vendas

Footer CTA

SMART THINKING

A internet é atualmente a mais democrática e abrangente forma de acesso ao conhecimento, à educação e à formação das pessoas. Praticamente tudo está ao nosso alcance com 2 clicks, basta saber quais os 2 clicks a serem dados.

“A sociedade da informação e do conhecimento gera uma economia da atenção, que se converte em um bem escasso, disputado pela comunidade, a publicidade, a política, o espetáculo, o mercado e até mesmo a escola.” (Mariano Fernándes Enguita, 2012)

O propósito da Thinking Business é impactar de forma positiva a vida das pessoas que acessarem os nossos conteúdos através dessa plataforma.

Assumimos o compromisso de sempre compartilhar conteúdo de relevância e qualidade baseado em conhecimento acadêmico e experiência profissional, ambos adquiridos ao longo de muitos anos de estudo e trabalho.

– Por que o nome Thinking Business?
Porque a proposta aqui é falar de negócios!
Inovação, Marketing, Vendas, Liderança, Gestão, Governança, Finanças, Modelos de Negócios, Logística enfim…tudo que for atual, relevante, importante para o mundo dos negócios.

Na medida do possível os conteúdos da Thinking Business combinarão uma visão prática mas fundamentada nas teorias existentes, porque saber o “por que se faz” é tão importante quanto “o como se faz”.

  • LinkedIn
  • Facebook

Copyright © 2025 · Thinking Business