Tenho o privilégio de hoje estar entre somente 1.2M de brasileiros (0,8% da população acima de 24 anos) que pôde fazer além de uma graduação em Engenharia uma pós-graduação em Marketing (Lato sensu) e um Mestrado na área de Capacidades Organizacionais/Inovação (Stricto Sensu) e olha que esses dados nem são tão precisos assim…. Talvez esse percentual seja ainda menor.
Outro privilégio tem sido minha carreira profissional de mais de 35 anos, trabalhando a maior parte desse tempo em empresas Multinacionais onde até hoje continuo aprendendo – sim porque o aprendizado nunca termina – sobre gestão, negócios, marketing, vendas, manufatura, compras, serviços, finanças, pessoas, enfrentamento e superação de crises, diversidade, sustentabilidade e diferenças culturais e organizacionais
Outro privilégio, ter me tornado gestor de pessoas, com toda a responsabilidade que isso significa há 27 anos atrás!
Ter tido todo esse privilégio de aprendizado, de experiência, puxa vida, que sorte eu tive! Por isso achei que seria um tremendo egoísmo da minha parte guardar tudo isso só para mim e não dividir com ninguém.
Para mim não faz sentido!
Acho que chega uma determinada hora na vida, que depois de tanto privilégio a gente tem que devolver o mínimo para a sociedade.
Quando decidi fazer meu mestrado em 2015, já tinha isso em mente e achava que o curso, aliado à minha experiência profissional me credenciaria a dividir esse conhecimento em sala de aula. Bem a academia não funciona exatamente assim. São raras as instituições que valorizam sua experiência no mundo real! Mas isso é assunto para outro post.
Bem e por que então não fazer isso através de um blog, onde posso colocar as coisas que aprendi, no que acredito, através de conteúdos de qualidade, de fontes confiáveis e suportado sempre que possível em bases teóricas?
A internet é atualmente a mais democrática e abrangente forma de acesso ao conhecimento, à educação e à formação das pessoas. Praticamente tudo está ao nosso alcance com 2 clicks, basta saber quais os 2 clicks a serem dados.
A sociedade da informação e do conhecimento gera uma economia da atenção, que se converte em um bem escasso, disputado pela comunidade, a publicidade, a política, o espetáculo, o mercado e até mesmo a escola.
(Mariano Fernándes Enguita, 2012)
O propósito da Thinking Business é impactar de forma positiva a vida das pessoas que acessarem os nossos conteúdos através dessa plataforma. Sejam elas estudantes ou profissionais que necessitem desses conteúdos.
Não tenho a pretensão de conquistar a unanimidade da opinião das pessoas, mas espero que algumas ao lerem os conteúdos gostem e possam utiliza-los dentro da sua vida acadêmica ou profissional. Ficarei muito feliz em saber que de alguma forma contribuí para o sucesso de cada uma delas.
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