• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Thinking business

Inovação, capacitação e negócios

  • Início
  • Blog
  • Ebooks
  • Autor
  • Contato
Por que ninguém se entende?

Por que ninguém se entende?

posted on maio 13, 2021

Profa. Dra. Juliana Algodoal

Esse é um problema cada vez mais presente nas empresas, falta de compreensão entre as pessoas! Muitas são as causas, mas uma delas tem sido presença constante no meu trabalho e vou detalhar….

Durante as inúmeras sessões de aperfeiçoamento da comunicação profissional que tenho feito com executivos preocupados em desenvolver essa competência para aproveitar melhor suas capacidades no ambiente profissional uma pergunta tem sido constante:

“COMO FAÇO PARA ME COMUNICAR MELHOR ENTRE PROFISSIONAIS DE DIFERENTES GERAÇÕES NA MINHA EQUIPE? COMO PODEMOS NOS ENTENDER?”

Essa preocupação tem fundamento e é necessária. Ao detalharmos as queixas deles encontramos alguns “lamentos” como o de que aquele rapaz/aquela moça tem pouco comprometimento ou de que aquela senhora/aquele senhor é “devagar demais, para apontar dois exemplos muito comuns no discurso de excelentes profissionais com os quais tenho tido a oportunidade de trabalhar.

Cada geração tem um perfil diferente de ser e de se comunicar! Isso é um fato e não tem mais volta! O que importa agora é fazer dar certo! É bom para todas as empresas contar com profissionais das gerações X, Y, Z, Baby Boomers, Millennials e/ou qualquer outro nome ou designação que aparecer!

A grande questão é que, para que a comunicação seja eficiente para os dois lados da conversa, é necessário QUERER se comunicar, QUERER que dê certo!

Lidar com as diferenças entre gerações faz parte do contexto de trabalho e é um caminho sem volta! QUE BOM!!! Não pense que estou falando sobre como lidar com os mais jovens ou com mais velhos! Isso já era!!

A situação aqui é uma rua de via dupla!

Além de querer, as duas gerações, ou mais de duas, precisam se conhecer bem para poder se comunicar, se relacionar, de forma mais clara e eficiente. Ter autoconhecimento faz com que possamos decidir quais palavras usar, de que forma usar e, também, ter ciência do que é responsabilidade de cada um naquela conversa.

Outro aspecto relevante para o agravamento desse problema é que não há uma orientação única que eu possa oferecer aqui e que atenda a todas as dificuldades existentes nas relações profissionais. A comunicação é viva, a linguagem oral é constantemente alterada e atualizada, além disso, cada tipo de relação profissional é específica e requer um tipo de orientação específica. É fundamental uma orientação “taylor made”- sob medida para cada profissional, empresa, área, etc.

Acredito que é por isso que tenho tido tanta demanda para auxiliar profissionais que gerenciam equipes.

Duas dicas bem gerais que posso deixar aqui:

  1. Queira se comunicar com as pessoas dentro do ambiente profissional e na vida.
  2. Fale para que o outro te entenda, não para você mesmo.

Não tenho intenção, nem desejo, de detalhar TODAS as diferenças num artigo aqui, mas se você tem esse tipo de preocupação, pode me contatar que terei prazer em ajudar.

www.linguagemdireta.com.br

Post originalmente publicado no linkedin da Profa. Dra. Juliana Algodoal em 06.01.17

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos. Deixe seus comentários e sugestões e nos siga em nossas redes sociais.

Filed Under: Comunicação, Gestão Tagged With: Comunicação, diversidade, gerações

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Pesquisa outras publicações

Publicações recentes

  • Os Maiores Desafios da Qualidade de Energia na Indústria fevereiro 8, 2025
  • Manutenção Elétrica Baseada na Condição do Ativo (Condition Based Maintenance – CBM): Maximizando a Confiabilidade e Reduzindo Custos janeiro 27, 2025
  • Você sabe quem é seu verdadeiro concorrente? janeiro 19, 2023
  • O 3D’s do Setor Elétrico junho 5, 2022
  • Planejar não é a solução! janeiro 29, 2022

Categorias

  • Comunicação
  • Estratégia
  • Gestão
  • Gestão de Projetos
  • Inovação
  • Lean
  • Liderança
  • Livros
  • Marketing
  • Negócios
  • Time Management
  • Transformação Digital
  • Uncategorized
  • Vendas

Footer CTA

SMART THINKING

A internet é atualmente a mais democrática e abrangente forma de acesso ao conhecimento, à educação e à formação das pessoas. Praticamente tudo está ao nosso alcance com 2 clicks, basta saber quais os 2 clicks a serem dados.

“A sociedade da informação e do conhecimento gera uma economia da atenção, que se converte em um bem escasso, disputado pela comunidade, a publicidade, a política, o espetáculo, o mercado e até mesmo a escola.” (Mariano Fernándes Enguita, 2012)

O propósito da Thinking Business é impactar de forma positiva a vida das pessoas que acessarem os nossos conteúdos através dessa plataforma.

Assumimos o compromisso de sempre compartilhar conteúdo de relevância e qualidade baseado em conhecimento acadêmico e experiência profissional, ambos adquiridos ao longo de muitos anos de estudo e trabalho.

– Por que o nome Thinking Business?
Porque a proposta aqui é falar de negócios!
Inovação, Marketing, Vendas, Liderança, Gestão, Governança, Finanças, Modelos de Negócios, Logística enfim…tudo que for atual, relevante, importante para o mundo dos negócios.

Na medida do possível os conteúdos da Thinking Business combinarão uma visão prática mas fundamentada nas teorias existentes, porque saber o “por que se faz” é tão importante quanto “o como se faz”.

  • LinkedIn
  • Facebook

Copyright © 2025 · Thinking Business