Sessões de Brainstorming podem ser uma técnica bastante útil para desenvolver-se alternativas na resolução de problemas complexos.
No entanto, se essas sessões não são conduzidas de forma apropriada e utilizando-se de alguma metodologia, há uma grande chance que os resultados fiquem aquém do esperado e sem a certeza de que as melhores alternativas tenham sido efetivamente discutidas.
Existem três fases para uma boa sessão de Brainstorming:
- A preparação (1)
- Qual é o problema para o qual se quer encontrar uma solução?
- Identificar-se objetivos específicos para a resolução daquele problema
- Explicitamente mapear os aspectos de valor das alternativas apresentadas.
- Quem são as pessoas que participarão da sessão?
- Os participantes deverão ter familiaridade com o problema!
- As pessoas envolvidas deverão previamente à sessão, listar suas principais ideias com respeito ao problema e sua solução. Isso permite um maior grau de aprofundamento sobre o tema bem como uma melhor articulação sobre cada argumento a ser apresentado. Isso garante também o envolvimento de 100% dos participantes.
- Qual é o problema para o qual se quer encontrar uma solução?
- A sessão propriamente dita:
- O ambiente deve ser adequado, evitando-se ao máximo interrupções externas à sessão.
- Todas as ideias elaboradas nas fases de preparação, sem exceção, devem ser listadas em “brown papers” distribuídos pelas paredes da sala, para futura discussão (15 a 20 minutos são suficientes).
- Divisão (quando necessário) dos participantes em grupos de trabalho (3 a 5 máx.).
- Releitura coletiva do problema
- Quando a complexidade do problema exige pode ser feita a sua “quebra” em componentes lógicos interconectados (Lego).
- Fazer-se as seguintes perguntas, que abrirão uma série de novos questionamentos e desdobramentos:
- Como descreveríamos esse problema?
- Complexo e complicado
- Complexo, porem simples
- Pouco complexo, mas complicado
- Pouco complexo e simples
- Pode ser comparado a algum outro problema similar vivido pela empresa ou por algum participante em outra organização? Qual foi a solução adotada e qual foi o resultado?
- Com o que esse problema está associado (departamentos, clientes, mercados)?
- O que acontece quando se olha o problema por diferentes dimensões (Departamento, BU, Corporação, Clientes, Concorrentes)?
- Em que situações esse problema ocorre?
- Quais são os argumentos favoráveis e desfavoráveis com relação ao problema?
- Como descreveríamos esse problema?
- Listar as respostas (dos vários grupos) a cada uma dessas perguntas.
- Cada indivíduo revisa sua lista original, mantendo, eliminando ou alterando suas ideias originais. Essa lista revisada servirá para o debate dentro dos grupos.
- Cada grupo consolida as 5 principais alternativas de resolução ao problema.
- Consolidação e classificação dos resultados
- Utilizar o método COCD-Box (Blue-Red-Yellow) ou (Now, Wow, How)
- No gráfico abaixo posicionar as idéias de acordo com as cores:
- Blue (Now) – Ideias factíveis, de execução simples e pouco esforço (quick wins/low risk).
- Red (Wow)– Ideias inovadoras, exequíveis mas que exigirão algum esforço para serem implementadas.
- Yellow (How) – Ideias inovadoras, mas não factíveis no momento. Ainda não se sabe “como” executá-las.
- Desdobrar as ideias dos quadrantes “Blue” e “Red” em planos de ação.
- No gráfico abaixo posicionar as idéias de acordo com as cores:
- Utilizar o método COCD-Box (Blue-Red-Yellow) ou (Now, Wow, How)
Sessões de brainstorming são importantes e muito úteis quando bem executadas. Espero sinceramente que essas dicas lhe sejam úteis na sua próxima sessão!!
(1) A fase de preparação foi baseado no artigo do Professor Ralph L. Keeney – Fuqua School of Business, Duke University – “Value Focused Brainstorming”.
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