Em pleno século XXI, um dos temas mais em voga é a inovação. O engraçado é que suas raízes remontam ao início dos anos de 1900, período em que Schumpeter lançou suas reflexões, que viriam a se tornar o tema do seu livro “Teoria do desenvolvimento econômico”.
Durante os cem anos que se passaram, o tema inovação teve seus altos e baixos, mas agora predomina como uma das principais estratégias de grandes e pequenas organizações assim como disciplina essencial em qualquer curso sobre gestão empresarial. Afinal quem não inova, perece.
Inovar não é algo simples, quase sempre requer altos investimentos financeiros e de capital humano e intelectual. A inovação tem sido criada via de regra em países desenvolvidos e depois transferida para os países emergentes. No entanto, para Vijay Govindarajan, eleito pela revista Businessweek como um dos Top Ten Professores de Educação Executiva. Autor de “O desafio da inovação” e “Os 10 mandamentos da inovação estratégica”, esse modus operandi pode se dar de modo contrário. Com colaboração de Chris Trimble, Govindarajan discute e exemplifica no livro “Inovação Reversa – Descubra as oportunidades ocultas nos mercados emergentes”, publicado pela Elsevier no ano de 2012, que a inovação também acontece primeiramente em países emergentes para depois ser utilizada em países desenvolvidos. Esse conceito proposto pelo acadêmico indiano não fica apenas na teoria, através de oito estudos de caso ilustrados no decorrer do livro, Govindarajan traz vida à sua proposta, iniciando com uma história reveladora sobre o isotônico Gatorade.
Leitura indicada para gestores e pesquisadores que trabalham com inovação. Pode ser utilizado como leitura de apoio ou complementar em cursos de pós-graduação sobre gestão da inovação. O livro está disponível na maioria das lojas online, com preço variando entre R$ 40,00 e R$ 50,00 sem o valor do frete.
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