• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Thinking business

Inovação, capacitação e negócios

  • Início
  • Blog
  • Ebooks
  • Autor
  • Contato
Você já ouviu falar de Inovação Reversa? Se não, leia esse livro!

Você já ouviu falar de Inovação Reversa? Se não, leia esse livro!

posted on maio 6, 2021

Em pleno século XXI, um dos temas mais em voga é a inovação. O engraçado é que suas raízes remontam ao início dos anos de 1900, período em que Schumpeter lançou suas reflexões, que viriam a se tornar o tema do seu livro “Teoria do desenvolvimento econômico”.

Durante os cem anos que se passaram, o tema inovação teve seus altos e baixos, mas agora predomina como uma das principais estratégias de grandes e pequenas organizações assim como disciplina essencial em qualquer curso sobre gestão empresarial. Afinal quem não inova, perece.

Inovar não é algo simples, quase sempre requer altos investimentos financeiros e de capital humano e intelectual. A inovação tem sido criada via de regra em países desenvolvidos e depois transferida para os países emergentes. No entanto, para Vijay Govindarajan, eleito pela revista Businessweek como um dos Top Ten Professores de Educação Executiva. Autor de “O desafio da inovação” e “Os 10 mandamentos da inovação estratégica”, esse modus operandi pode se dar de modo contrário. Com colaboração de Chris Trimble, Govindarajan discute e exemplifica no livro “Inovação Reversa – Descubra as oportunidades ocultas nos mercados emergentes”, publicado pela Elsevier no ano de 2012, que a inovação também acontece primeiramente em países emergentes para depois ser utilizada em países desenvolvidos. Esse conceito proposto pelo acadêmico indiano não fica apenas na teoria, através de oito estudos de caso ilustrados no decorrer do livro, Govindarajan traz vida à sua proposta, iniciando com uma história reveladora sobre o isotônico Gatorade.

Leitura indicada para gestores e pesquisadores que trabalham com inovação. Pode ser utilizado como leitura de apoio ou complementar em cursos de pós-graduação sobre gestão da inovação. O livro está disponível na maioria das lojas online, com preço variando entre R$ 40,00 e R$ 50,00 sem o valor do frete.

Se você gostou dessa dica sobre esse livro, compartilhe com as pessoas que você acha que essa informação será útil. Deixe seus comentários e sugestões e nos siga nas nossas redes sociais.

Filed Under: Inovação, Livros Tagged With: Inovação, Inovação Reversa, Vilay Govindarajan

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Pesquisa outras publicações

Publicações recentes

  • Os Maiores Desafios da Qualidade de Energia na Indústria fevereiro 8, 2025
  • Manutenção Elétrica Baseada na Condição do Ativo (Condition Based Maintenance – CBM): Maximizando a Confiabilidade e Reduzindo Custos janeiro 27, 2025
  • Você sabe quem é seu verdadeiro concorrente? janeiro 19, 2023
  • O 3D’s do Setor Elétrico junho 5, 2022
  • Planejar não é a solução! janeiro 29, 2022

Categorias

  • Comunicação
  • Estratégia
  • Gestão
  • Gestão de Projetos
  • Inovação
  • Lean
  • Liderança
  • Livros
  • Marketing
  • Negócios
  • Time Management
  • Transformação Digital
  • Uncategorized
  • Vendas

Footer CTA

SMART THINKING

A internet é atualmente a mais democrática e abrangente forma de acesso ao conhecimento, à educação e à formação das pessoas. Praticamente tudo está ao nosso alcance com 2 clicks, basta saber quais os 2 clicks a serem dados.

“A sociedade da informação e do conhecimento gera uma economia da atenção, que se converte em um bem escasso, disputado pela comunidade, a publicidade, a política, o espetáculo, o mercado e até mesmo a escola.” (Mariano Fernándes Enguita, 2012)

O propósito da Thinking Business é impactar de forma positiva a vida das pessoas que acessarem os nossos conteúdos através dessa plataforma.

Assumimos o compromisso de sempre compartilhar conteúdo de relevância e qualidade baseado em conhecimento acadêmico e experiência profissional, ambos adquiridos ao longo de muitos anos de estudo e trabalho.

– Por que o nome Thinking Business?
Porque a proposta aqui é falar de negócios!
Inovação, Marketing, Vendas, Liderança, Gestão, Governança, Finanças, Modelos de Negócios, Logística enfim…tudo que for atual, relevante, importante para o mundo dos negócios.

Na medida do possível os conteúdos da Thinking Business combinarão uma visão prática mas fundamentada nas teorias existentes, porque saber o “por que se faz” é tão importante quanto “o como se faz”.

  • LinkedIn
  • Facebook

Copyright © 2025 · Thinking Business