A matriz de de Ansoff, é um modelo útil na fase de desenvolvimento da estratégia de crescimento de uma empresa e aborda duas dimensões, produtos e mercados.
Embora seja uma ferramenta criada já faz seis décadas, (por Igor Ansoff em 1957 para ser exato!) ela pode facilitar e organizar o processo de discussão das estratégias de crescimento da empresa.
Quatro são as estratégias de crescimento apresentadas na matriz Produto/Mercado, cada uma com um grau de risco diferente:
- Penetração de Mercado: Vender mais do mesmo produto ou serviço nos mercados existentes. A ideia principal é ganhar volume de produção e portanto, otimizar custos.
- Desenvolvimento de mercado: Vender mais do mesmo produto ou serviço em novos mercados. Esses novos mercados podem ser tanto geográficos, incluindo internacionalização, ou funcionais quando o mesmo produto é usado em aplicações diferentes (essa estratégia pode demandar algumas pequenas modificações do produto).
- Desenvolvimento de Novos Produtos: Vender novos produtos nos mercados existentes. Esses produtos podem ser acessórios dos produtos existentes ou ainda complementares.
- Diversificação: Vender novos produtos em novos mercados. É sem dúvida das quatros estratégias a mais arriscada. Demanda também algum esforço de comunicação interna e externa do porque a organização adotou essa estratégia.
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