• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Thinking business

Inovação, capacitação e negócios

  • Início
  • Blog
  • Ebooks
  • Autor
  • Contato
Você sabia que existe um modelo simples para explicar sua estratégia?

Você sabia que existe um modelo simples para explicar sua estratégia?

posted on maio 4, 2021

A matriz de de Ansoff, é um modelo útil na fase de desenvolvimento da estratégia de crescimento de uma empresa e aborda duas dimensões, produtos e mercados.

Embora seja uma ferramenta criada já faz seis décadas, (por Igor Ansoff em 1957 para ser exato!) ela pode facilitar e organizar o processo de discussão das estratégias de crescimento da empresa.

Quatro são as estratégias de crescimento apresentadas na matriz Produto/Mercado, cada uma com um grau de risco diferente:

  • Penetração de Mercado: Vender mais do mesmo produto ou serviço nos mercados existentes. A ideia principal é ganhar volume de produção e portanto, otimizar custos.
  • Desenvolvimento de mercado: Vender mais do mesmo produto ou serviço em novos mercados. Esses novos mercados podem ser tanto geográficos, incluindo internacionalização, ou funcionais quando o mesmo produto é usado em aplicações diferentes (essa estratégia pode demandar algumas pequenas modificações do produto).
  • Desenvolvimento de Novos Produtos: Vender novos produtos nos mercados existentes. Esses produtos podem ser acessórios dos produtos existentes ou ainda complementares.
  • Diversificação: Vender novos produtos em novos mercados. É sem dúvida das quatros estratégias a mais arriscada. Demanda também algum esforço de comunicação interna e externa do porque a organização adotou essa estratégia.

Se você gostou desse post, compartilhe com as pessoas que você acha que também poderão gostar. Mande seus comentários e nos siga nas nossas redes sociais.

Filed Under: Estratégia, Marketing Tagged With: Estratégias, Matriz de Ansoff, Movimentos estratégicos

Reader Interactions

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Pesquisa outras publicações

Publicações recentes

  • Os Maiores Desafios da Qualidade de Energia na Indústria fevereiro 8, 2025
  • Manutenção Elétrica Baseada na Condição do Ativo (Condition Based Maintenance – CBM): Maximizando a Confiabilidade e Reduzindo Custos janeiro 27, 2025
  • Você sabe quem é seu verdadeiro concorrente? janeiro 19, 2023
  • O 3D’s do Setor Elétrico junho 5, 2022
  • Planejar não é a solução! janeiro 29, 2022

Categorias

  • Comunicação
  • Estratégia
  • Gestão
  • Gestão de Projetos
  • Inovação
  • Lean
  • Liderança
  • Livros
  • Marketing
  • Negócios
  • Time Management
  • Transformação Digital
  • Uncategorized
  • Vendas

Footer CTA

SMART THINKING

A internet é atualmente a mais democrática e abrangente forma de acesso ao conhecimento, à educação e à formação das pessoas. Praticamente tudo está ao nosso alcance com 2 clicks, basta saber quais os 2 clicks a serem dados.

“A sociedade da informação e do conhecimento gera uma economia da atenção, que se converte em um bem escasso, disputado pela comunidade, a publicidade, a política, o espetáculo, o mercado e até mesmo a escola.” (Mariano Fernándes Enguita, 2012)

O propósito da Thinking Business é impactar de forma positiva a vida das pessoas que acessarem os nossos conteúdos através dessa plataforma.

Assumimos o compromisso de sempre compartilhar conteúdo de relevância e qualidade baseado em conhecimento acadêmico e experiência profissional, ambos adquiridos ao longo de muitos anos de estudo e trabalho.

– Por que o nome Thinking Business?
Porque a proposta aqui é falar de negócios!
Inovação, Marketing, Vendas, Liderança, Gestão, Governança, Finanças, Modelos de Negócios, Logística enfim…tudo que for atual, relevante, importante para o mundo dos negócios.

Na medida do possível os conteúdos da Thinking Business combinarão uma visão prática mas fundamentada nas teorias existentes, porque saber o “por que se faz” é tão importante quanto “o como se faz”.

  • LinkedIn
  • Facebook

Copyright © 2025 · Thinking Business