Rodrigo Rosa
Obter excelência na execução de projetos é atingir o prazo proposto dentro do custo e garantindo a qualidade dos entregáveis. Lugar comum!
Geralmente os gestores e stakeholders trabalham arduamente para acompanhar tarefas, controlar cronogramas e gerenciar os riscos avaliados. Entretanto, o sucesso um projeto está fundamentado em dois processos gerenciais: gestão de requisitos e balanceamento de recursos críticos.
A robustez nestes processos gerenciais provém do número de interações entre as diferentes áreas envolvidas no projeto e da qualidade das decisões decorrentes destas interações. Esta é a armadilha de muitos líderes de projeto. Quando o prazo e/ou custo do projeto começa a sair do controle, as interações passam a ser menos frequentes e as áreas começam a trabalhar mais isoladamente visando o ganho de produtividade para não entrar no caminho crítico, e portanto, focando somente seus entregáveis departamentais.
A perda destas conexões gera ineficiência das interações resultando em retrabalhos durante a execução das atividades e ainda gerando a falta de aderência aos requisitos definidos no escopo do projeto
Por isso, estimular fortes interações de todas as áreas envolvidas nas fases mais preliminares do projeto desoneram a necessidade de alinhamento e entendimento nas fases de execução e conclusão.
Sendo assim, os gestores de projeto precisam criar sinergia adequada ao objetivo comum entre todos os departamentos envolvidos e promover as interações necessárias para as melhores decisões colegiadas focando especialmente as fases iniciais de projeto.
Tive a oportunidade de aplicar essa metodologia durante a fase de anteprojeto do novo E-Jet E2 lançado pela Embraer e os equipamentos de exploração submarina de petróleo nos campos do Pré-Sal dentro da FMC Technologies com resultados expressivos de excelência operacional.
Artigo escrito e originalmente publicado em 2016 pelo amigo Rodrigo Rosa, que infelizmente nos deixou tão cedo, mas com quem tive a oportunidade de aprender muito apesar do pouco tempo de convívio.
Se você gostou desse post, compartilhe com seus amigos. Mande seus comentários e sugestões e nos siga nas redes sociais.
Deixe um comentário