A liderança nas corporações não é só o processo de influenciar as pessoas para que trabalhem em busca dos objetivos e metas da empresa.
Mais do que tudo a liderança deve estimular o que cada membro do time tem de melhor em busca dos seus próprios objetivos profissionais e de carreira.
A convergência desses objetivos pessoais em benefício dos objetivos da empresa é o trabalho fundamental do líder.
A liderança está sempre associada a ideia de grandes personalidades da história, empresários de sucesso… e que ela possui uma “dimensão” mágica, intrínseca, quase uma característica genética.
Mas na verdade, os líderes são pessoas comuns, mas com a capacidade de transmitir o seu próprio entusiasmo e motivação aos seus liderados. Os líderes criam condições para que as pessoas exerçam todo o seu potencial, propiciando-lhes a autoconfiança, o empoderamento e emulando-as a perseguirem um ideal.
Em suma, os líderes desenvolvem entusiasmo, autoestima e ideais entre os liderados.
Artigos mais recentes têm demonstrado que, ser líder, é muito mais uma consequência do aprendizado e desenvolvimento de habilidades interpessoais e compreensão do contexto em que se está inserido do que uma coisa nata, que separaria desde sempre as pessoas em “lideres” e “não líderes”.
As habilidades de liderança podem ser aprendidas através de coaching, experiências passadas, desenvolvimento da intuição, da persistência e da capacidade de reconhecer os próprios erros. Os liderados são também uma fonte importante de aprendizado para os líderes, só é preciso ter humildade para entender isso.
O líder não precisa saber tudo, e em geral não sabe, mas precisa extrair o melhor de cada um dos membros do seu time.
A Liderança exige do líder:
- Atitude e predisposição para sacrifícios pessoais;
- O reconhecimento da liderança de outros líderes;
- O conhecimento do comportamento do ser humano;
- O próprio exercício da liderança;
- A experiência adquirida através da ação;
- A disciplina, confiança, respeito e cooperação;
- Natureza amistosa mas firme;
- Afeição pelas pessoas;
- Reconhecimento da contribuição dos colaboradores;
- Preocupação sincera com o bem-estar do time;
- Boa disposição para elogiar;
- Habilidade para inspirar;
- Estabelecer um clima de cooperação;
- Habilidade para aconselhar;
- Talento para convencer;
- Tato e diplomacia;
Agora que você já sabe quais as habilidades de um líder, compartilhe este artigo com as pessoas que você conhece. Deixe um comentário e siga-nos nas redes sociais!
Deixe um comentário